A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ainda vai avaliar a regularidade de um garimpo na cidade de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá), que tem atraído centenas de pessoas após a informação de que uma grande quantidade de ouro teria sido encontrada. Segundo a assessoria, o órgão vai atuar juntamente com as forças de segurança pública em uma operação, ainda sem data para ocorrer, para descobrir qual é a situação ambiental da propriedade onde é feita a suposta extração da pedra preciosa. “Como fugiu do controle, então vai ser feito junto com outros órgãos de segurança. Após as verificações, serão tomadas as devidas providências”.
Conforme Só Notícias já informou, o temor do governo é uma corrida desenfreada pelo ouro na região e, consequentemente, os conflitos que esta situação traria. A informação foi disseminada, principalmente, por meio de fotos e vídeos em aplicativos de celular e também em redes sociais.
Segundo informações da assessoria de imprensa, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) também está atento à situação para preservar a ordem pública e prevenir qualquer conflito na região, localizada na divisa com a Bolívia. No entanto, até o momento não foi registrado nenhum crime que exija a atuação do Gefron no local.