A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já apreendeu cerca de 5 toneladas de pescado irregular em Mato Grosso, desde o dia 1º de novembro, quando começou o período proibitivo da pesca (Piracema) nos rios da bacia hidrográfica do Araguaia, bem como nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai e Amazonas, no dia 05 do mesmo mês. Conforme a secretaria, a fiscalização está sendo intensificada para coibir os crimes em todas as regiões no Estado.
“Não há um aumento na pesca depredatória e nem na venda irregular de pescado nesta piracema e sim na quantidade de operações de fiscalização. Isso leva a um aumento no número de apreensões. Além disso, contamos com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil nas ações de fiscalização”, explicou o superintendente de fiscalização, Osmar Lino Farias, através da assessoria. Segundo ele, a maior parte das apreensões (80%) ocorreram na Baixada Cuiabana e região do Pantanal.
Pessoas que forem flagradas desrespeitando o período da piracema podem sofrer penalizações que vão desde multa (entre R$ 1 mil e R$ 100 mil) até detenção. Denúncias podem ser feiras pelo telefone 0800-65-3838, no portal da Sema, ou nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara. A período proibitivo segue até fevereiro do ano que vem.
No Nortão, desde o último dia 09, fiscais da Sema em Sinop, fazem operação para fiscalizar os principais rios da região como Teles Pires, rio Verde, Caiaby, Renato, Celeste e Córrego Índio Possesso. Foram apreendidos oito espinheis – somando um total de 630 metros de comprimento -, 21 molinetes, três caixas de materiais de pesca, um tratador mecânico, 21 tratadores tipo tambor retirados do rio, 48 tratadores ceva fixa que foram destruídos, duas redes e 53 anzóis de galho. A maior apreensão de pescado irregular, este ano, ocorreu na última terça-feira (10), com mais de 2 mil quilos de pescado, alguns com sinais de ganchos, encontrados em uma peixaria no município de Cáceres.