Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) estiveram ontem, durante todo o dia, fiscalizando o Rio Arinos em Nova Mutum. Na ocasião, foram apreendidos mais de 60 quilos de peixes fora da medida, além de vários materiais de pesca irregulares.
Segundo o diretor geral do órgão, Jackson Monteiro, a fiscalização faz parte de uma programação de rotina da SEMA e que desta vez foi requisitada através de denúncias. “Informações deram conta de que alguns pescadores estariam usando materiais explosivos para pesca em grande quantidade, resultando na morte de peixes fora da medida”, explicou.
Um trabalho de pesquisa da SEMA revelou um outro problema em todos os rios da região, trata-se das “cevas” onde existem pesqueiros. Nesses locais, na maioria das vezes são despejadas sementes como soja e milho cru, o que depois de fermentado pode causar a indigestão dos peixes e consequentemente matando-os.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Francisco de Moraes Filho, a fiscalização veio a calhar, pois foi detectado um número expressivo de peixes mortos no rio. “Devido a quantidade dos rios da região a secretaria já pensa também em viabilizar a instalação de uma unidade da SEMA no município”, disse.