Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e policiais militares apreenderam, ontem, um trator e mais de cem toras de madeiras, durante operação deflagrada em área de extração ilegal, a 130 quilômetros de Juara (300 km ao Noroeste de Sinop). O diretor local da Sema, Joelson de Figueiredo Campos, disse, ao Só Notícias, que pelo menos o veículo e a madeira estão avaliados em aproximadamente R$ 80 mil. Uma motosserra e outros materiais utilizados na atividade ilegal também foram encontrados.
O diretor afirmou que ninguém chegou a ser detido, já que as pessoas encontradas no local, fugiram após notarem a presença dos fiscais e dos policiais se embrenhando na mata. A Sema abre agora processo interno para apurar o nome proprietário da área, que seria alvo de disputa judicial, e responsabilizá-lo por crime ambiental.
O fato também será transmitido ao Ministério Público Estadual para nomeação do fiel depositário das toras, que são das espécies Cedinho, Cambará, Garapeira e Angelin, de acordo com diretor da Sema. A operação foi desencadeada após denúncia anônima.