A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou o balanço da operação Amazônia, encerrada hoje na região de Marcelândia (165 quilômetros de Sinop). As atividades para combater o desmatamento ilegal tiveram início no dia 19 de setembro e, de acordo com a secretaria, o prejuízo dado aos responsáveis passa de R$ 1 milhão.
A Sema divulgou que esteve em várias propriedades para fazer a fiscalização ambiental nas áreas desmatadas irregularmente, identificadas através de monitoramentos de imagens de satélites. Em uma das áreas foi localizada uma pá carregadeira, equipada com garfo, em péssimo estado de conservação, a qual estava sendo utilizada para organizar as pilhas de toras nas explanadas e carregamento de caminhões que faziam o transporte para local desconhecido.
Em outra propriedade foi encontrado um trator de pneu com lamina e periquito (garras para arraste de toras) adaptado para atividade de exploração florestal, além de duas motocicletas. Tanto o trator quanto as motos foram destruídas/inutilizadas no local.
A fiscalização ainda localizou, em outra área, várias explanadas contendo inúmeras toras e várias essências florestais diferentes, como Amescla, Angelim Pedra, Angelim Saia, Cambara, Cambara Rosa, Canelão, Cedro, Champanhe, Itaúba, Pai da Mata, Paineira, Pau ferro, Peroba, Peroba rosa, Sucupira e Sucupira preta. As madeiras apreendidas foram doadas ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Marcelândia.
A Sema também foi até outra propriedade, onde apreendeu três tratores de pneu e uma carreta, que estavam sendo utilizados na catação de raízes sem as devidas licenças ambientais. Os fiscais efetuaram o auto infração para aplicação de multa num total de R$ 600 mil reais e embargaram a área.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.