A Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) intensificou as operações de fiscalização com foco no desmatamento em Mato Grosso. O objetivo, explicou o superintendente de Fiscalização, Paulo Ferreira Serbija, “é coibir as práticas lesivas ao meio ambiente”. As multas aplicadas de janeiro a março deste ano totalizam mais de R$ 4,2 bilhões.
As ações de fiscalização, que aumentaram nos últimos dias, contam com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que acompanha os fiscais da Sema por terra. São alvo das ações os municípios de Campos de Júlio e Brasnorte, na Região Noroeste do Estado, além de Feliz Natal, na Região Norte. Já foram fiscalizadas as regiões de Cáceres (Oeste do Estado) e Santa Rita do Trivelato (Região Norte).
Ao avaliar os resultados positivos obtidos com as ações de fiscalização que vêm sendo realizadas em todo o Estado, o superintendente divulgou números relativos ao período de janeiro a março deste ano. Segundo ele, em relação ao comércio de madeira nesse período, a Sema emitiu 36 Autos de Infração, 31 Termos de Apreensão, 36 Autos de Inspeção, um Termo de Depósito e um Recibo de doação.
Na fiscalização de Licenciamento Ambiental foram emitidos nove autos de infração, três termos de embargo, um auto de inspeção, 51 notificações. Com relação às queimadas, a Superintendência de Fiscalização emitiu 150 autos de infração, dois termos de apreensão, três termos de embargo, 15 autos de inspeção e uma notificação. No transporte de madeira foram emitidos 39 autos de infração, 33 autos de apreensão, 35 autos de inspeção. A informação é da assessoria da secretaria.