PUBLICIDADE

SEMA analisa qualidade da água de ‘praias’ no Teles Pires no Nortão; oito próprias para banho

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) analisou a qualidade da água de 11 praias na região Norte do Teles Pires. Oito delas foram consideradas próprias para banho. Foram analisados locais de banho em Matupá, Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo. A avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária, que é o contato direto e prolongado com a água, classificando as praias como próprias ou impróprias.

Em Matupá, foram analisados o Lago 01, Captação do rio Peixoto, Ponte Peixotinho – rio Peixotinho I e Cachoeirinha E-60 – rio Peixotinho. Todos foram classificados como excelentes e estão próprios para banho.

Em Guarantã do Norte, os Balneários do Cláudio e Stregue estão próprios para banho, sendo o primeiro com classificação excelente e o segundo muito boa. O Balneário Cachoeirinha está impróprio.

Colíder estão próprios para banho, com classificação excelente, a Cachoeira da Família e o Balneário Lagoa Azul. Já a cachoeira Mercúrio foi considerada imprópria. Em Peixoto de Azevedo, a única praia avaliada foi a cachoeira da Onze e está imprópria para banho, segundo parâmetros analisados.

As três praias classificadas como impróprias para recreação de contato primário estão localizadas nos Rios Braço Sul, em Guarantã do Norte, Rio do Meio, em Colíder, e Rio Peixoto de Azevedo, em Peixoto de Azevedo. Todas estavam com os níveis de Escherichia coli acima do limite legal. A classificação segue as normas da Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000.

Já as oito praias próprias para banhos estão no Rio Jordão, Afluente da Margem Esquerda do Rio Parado, Rio Braço Norte, Lago Matupá, Rio Peixoto de Azevedo (em Matupá) e Rio Peixotinho Primeiro.

As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires (CBH) e realizada em parceria com a Sema. As amostras foram coletas pelo CBH e analisadas pela equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar.

As informações são da assessoria da secretaria estadual de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura prevê entregar nova unidade de saúde em Lucas em março de 2025

As obras de construção da Unidade Básica de Saúde...

MEC acaba com bonificação para estudantes de Mato Grosso ingressarem na UFMT

O Ministério da Educação (MEC) excluiu a bonificação de...
PUBLICIDADE