Os sem terra que invadiram as terras do Frigorífico Vitale (antiga Sinop Agroquímica), hoje pela manhã, devem desocupar a área no fim da tarde, conforme informações do comandante de Área da Polícia Militar de Sinop, tenente coronel Gley Alves, que lidera uma equipe que permanece no local.
“Os manifestantes nos garantiram que vão sair do local no final desta tarde. Deixei uma viatura lá, com alguns homens, para conter revoltas que possam acontecer, mas acredito que os sem terra vão cumprir o que prometeram”, confirmou, ao Só Notícias, acrescentando que recebeu a informação de que “o proprietário da área invadida entrou com ação na justiça para os manifestantes saírem do local. Agora vamos esperar a decisão do judiciário”, afirmou.
Para invadir a área, os sem terra cortaram a cerca, derrubaram algumas árvores e fizeram barracos. Quando a PM chegou no local, pediu que eles lhe entregassem as foices e facões, mas os manifestantes afirmaram que não iriam entregar porque “eram ferramentas de trabalho e da outra vez que entregamos, a polícia não devolveu, por isso não vamos entregar”, disse um dos líderes, hoje de manhã.
Conforme Só Notícias antecipou, os trabalhadores reivindicam o andamento de 8 processos de desapropriação de área, que estão parados. Ao todo, cerca de 600 famílias estão no local e ainda poderão chegar outras.