Cerca de 120 integrantes da Comissão Pastoral da Terra estão mobilizados na sede do Incra – Instituto de Colonização e Reforma Agrária – de Colíder (160 km de Sinop). Eles cobram o comodado (empréstimo gratuito e temporário mediante condições preestabelecidas) de uma fazenda em Nova Canaã do Norte.
“Estamos sofrendo com essas chuvas. Barracos estão sendo alagados e muitos casos de dengue ocorrendo. Um fazendeiro do município já sinalizou que está aberto a negociação, mas dependemos da agilidade do Incra”, declarou, ao Só Notícias, uma das líderes do grupo.
Segundo ela, os funcionários do órgão não estão sendo impedidos de trabalhar. “Até agora, só temos a resposta que eles estão tomando as providências, mas queremos que eles resolvam essa situação o mais rápido possível”, acrescentou.
As famílias estão acampadas na Fazenda Panorama (9,4 mil hectares), a cerca de 60 km de Sinop, há algum tempo. No ano passado, fizeram várias manifestações, com bloqueios na BR-163, cobrando a desapropriação da área, disputada na Justiça há algum tempo.