A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos (SADH), decidiu hoje. o calendário de eventos da pasta para os dois próximos meses. O secretário-adjunto Valdemir Pascoal recebeu coordenadores, gerentes e diretores para avaliar as ações desenvolvidas este ano e planejar a Semana de Direitos Humanos, o Mês da Igualdade Racial, o lançamento do gibi da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), bem como as demais atividades da SADH até o fim do ano.
A Secretaria Executiva dos Conselhos irá realizar em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro um evento público na Praça da República, em Cuiabá, no qual cada Conselho de Direitos Humanos terá um quiosque para envolver a população com as ações realizadas. Além da distribuição de panfletos, a Coetrae lançará um gibi educativo e informativo sobre o processo do trabalho escravo com vocabulário e foco nos adolescentes. "Queremos conscientizar a população para que a prática de trabalho escravo não ocorra novamente", declara Arianna Cintia López.
O Centro de Referência de Direitos Humanos de Cáceres realizará em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), entre os dias 8 e 12 de dezembro, a II Semana de Direitos Humanos. O evento contará com mesas redondas, palestras, exposições artíticas, atividades com adolescentes e declamação de poesias. A secretária Nacional de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, foi convidada a participar do evendo pela SADH.
A Secretaria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em comemoração ao Dia da Igualdade Racial (20/10), irá realizar na praça da República o evento "Tranças na praça", que contará com apresentações de capoeira, dança de povos de terreiros, palestras de políticas públicas e descriminação, em especial a da população jovem negra. Ocorrerão eventos alusivos a data também em Sinop, Diamantino, Barra do Garças e Vila Bela.
Estiveram presentes na reunião a secretária-executiva dos Conselhos de Direitos Humanos, Maika Regiane Galvão, secretária-executiva do Coetrae, Arianna Cintia López, superintendente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Pedro Reis, e a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres, Edna Luzia Almeida Sampaio.