Mais de 500 crianças indígenas da etnia Xavante, na Terra Indígena de Sangradouro, entre os municípios de Primavera do Leste e Barra do Garças receberam brinquedos que foram entregues pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, em uma ação do governo estadual para comemorar o Dia das Crianças. Bonecas, super-heróis, jogos e bolas foram distribuídos para 6 mil meninas e meninos carentes de diversos municípios, na capital e também de três aldeias indígenas.
A iniciativa, inclusa no projeto Infância Feliz, é realizada pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Virginia foi acompanhada da secretária Rosamaria Carvalho, e pelo deputado estadual Max Russi. “É com muita satisfação que visito pessoalmente a aldeia indígena de Sangradouro para conhecer a realidades dessas pessoas. Preparamos um dia especial para as crianças com a distribuição de brinquedos e doces. Como madrinha dos xavantes faço questão de estar próxima da comunidade e ajuda-los com estas ações. Quero agradecer todo o carinho e acolhida, os presentes, sou sempre muito bem recebida e vou voltar mais vezes, com certeza”, disse a primeira-dama.
A secretária Rosamaria Carvalho, acrescenta que além da ação do Dia Das Crianças, o governo já esteve na localidade entregando cestas básicas da campanha “Vem Ser Mais Solidário” e cobertores do programa “Aconchego”. “Já fizemos o atendimento por três vezes a esta comunidade indígena, pois reconhecemos a necessidade de ajudar os indígenas. Eles não podem ficar saindo da aldeia para evitar a contaminação do coronavírus”.
O cacique Alexandre Tsereptsé, explicou que foi a primeira vez que uma primeira-dama esteve na aldeia. “Estamos todos contentes por receber a equipe do governo do Estado e ainda propiciar esse sentimento de alegria às crianças da aldeia, com brinquedos”.
O padre Wanderson de Souza Gomes, da paróquia São José do Sangradouro, que realiza missões na área indígena Xavante, acrescentou que a visita da primeira-dama é importante para aproximar o relacionamento do Governo com a comunidade indígena. “Queremos agradecer toda a atenção dada ao povo indígena e o olhar atencioso e carinhoso da nossa primeira-dama, sempre muito preocupada em cuidar de todos que mais precisam”, destacou o padre.
A informação é da assessoria.