A campanha promete ser quente e a disputa, bastante acirrada. Alunos de seis escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande devem realizar eleições em novembro deste ano para escolher qual o tema de maior relevância social, que deve ser alvo de investimentos por parte do poder público. Estão na disputa o Partido da Educação e do Meio Ambiente; Partido da Ética e Cidadania; Partido da Cultura, do Esporte do Lazer; Partido do Respeito às Diversidades; e Partido do Direito à Vida e à Saúde. Eles integram o Programa Voto Consciente, uma ação educativa de estímulo à cidadania, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
A Comissão Executiva do projeto, formada por servidores do TRE e da Seduc, já começou a trabalhar. Os servidores definiram os nomes dos partidos políticos e agendaram, para a próxima semana, as visitas nas escolas para sensibilizar os professores. Justiça Eleitoral, Secretaria de Educação e professores vão se unir para despertar nos alunos de nível médio a consciência cívica, fortalecer o compromisso com a ética e com a democracia, e estimular a participação política.
Cada partido político deverá ser integrado por cinco alunos que defenderão as políticas públicas correspondentes. Os membros dos partidos serão estimulados a criar estratégicas de campanha, dentro do permitido pela legislação eleitoral, para obter votos junto aos colegas da escola.
A participação dos professores é fundamental, visto que os temas serão tratados de forma interdisciplinar. Ao Tribunal Regional Eleitoral cabe orientar as escolas participantes, promover palestras aos estudantes, treinar os alunos/mesários para a votação eletrônica, apurar e totalizar os votos e divulgar as atividades desenvolvidas pelas escolas. Ao final da eleição, os representantes dos partidos políticos vencedores serão diplomados em cerimônia comemorativa no TRE.
As escolas devem apresentar o projeto pedagógico, organizar os grupos de alunos que formarão os partidos, encaminhar a relação dos estudantes que participarão do programa, escolher os mesários que ajudarão no dia da eleição e promover atividades para motivar os grupos.
Os programas serão executados nas escolas entre o dia 12 de setembro e 24 de novembro. O treinamento de mesários será realizado no dia 10 de novembro e a eleição, no dia 17 do mesmo mês. Os partidos vencedores serão diplomados no dia 24 de novembro.
O termo de parceria com a Secretaria de Educação foi assinado em junho deste ano pelo presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e pelo coordenador de Gestão Escolar da Seduc, Márcio Tadeu Magalhães. O projeto é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral, sob a coordenação da servidora Janis Eyer Nakahati.
As escolas participantes são: Escola Estadual Pascoal Ramos (Cuiabá), Escola Estadual Professora Dione Augusta S. Souza (CPA IV, Cuiabá), Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva (Coxipó, Cuiabá), Escola Estadual João Briene Camargo (Lixeira, Cuiabá), Escola Estadual Professora Marcelina de Campos (Santa Amália, Cuiabá), Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior (Tarumã, Várzea Grande).