terça-feira, 24/setembro/2024
PUBLICIDADE

Seis aviões são disponibilizados pelo governo de Mato Grosso para auxiliar no combate de queimadas; R$ 7,8 milhões investidos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Governo de Mato Grosso conta com seis aviões à disposição para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais, este ano. Das aeronaves, quatro foram locadas pela Defesa Civil estadual, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar conta com dois aviões do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM), comandando pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). O contrato viabilizado pela Defesa Civil, tem o investimento de R$ 7,8 milhões e garante o acionamento simultâneo dos aviões em todo o território mato-grossense. 

“A disponibilidade desses aviões é resultado de um esforço da gestão atual do Governo do Estado para o combate aos incêndios florestais. Somente em 2021 e 2022 foram realizadas cerca de 740 horas de voo e lançados mais de 4 milhões de litros de água. Já neste ano, renovamos o contrato para 680 horas de voo, o que comprova o compromisso do governo na preservação do meio ambiente”, afirma o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Brum.

Além da vegetação, a segurança dos militares e demais profissionais no local também é um fator determinante para o uso dos aviões. Ventos muito fortes e vegetação muito seca resultam em uma propagação de fogo muito rápida, o que pode colocar em risco a vida do profissional.

“O uso das aeronaves é primordial para a segurança dos bombeiros militares. Em alguns cenários, o fogo está totalmente descontrolado, se alastrando muito rapidamente em uma área de vegetação, em uma situação extremamente vulnerável, então enviamos a aeronave para diminuir a intensidade das chamas e possibilitar que as equipes terrestres consigam extinguir o fogo”, explica o comandante do BEA, tenente-coronel Marco Aires.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Voluntários retiram mais de 50 toneladas de lixo de rio em Mato Grosso

Mais de 52 toneladas de resíduos foram retiradas do...

Mais de 40 incêndios estão ativos e mobilizam 1 mil bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros extinguiu três incêndios florestais nas...

Mato Grosso tem alertas de tempestades para os próximos dias

Mato Grosso deverá ter temporais nos próximos dias, resultado...
PUBLICIDADE