A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, em Cuiabá, conta com um posto de atendimento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) no qual o interessado pode dar entrada ao processo logo após fazer o boletim de ocorrência. O projeto, pioneiro no Brasil, pretende dar visibilidade ao benefício, facilitar o acesso ao seguro e inibir a ação de atravessadores.
Em funcionamento há duas semanas, a instalação do posto é resultado de um termo de cooperação entre a Secretaria de Segurança Publica do Estado (Sesp-MT) e o Sindicato dos Corretores de Seguros e Empresas Corretoras de Seguros (Sincor-MT), uma das entidades autorizadas a receber os processos de solicitação do seguro. De acordo com o delegado da unidade especializada, Christian Cabral, essa parceria faz parte de uma política estadual de trânsito que inclui ações de combate aos acidentes relacionados ao consumo de álcool e esclarecimento e divulgação do DPVAT.
Pela falta de informação, muitas vítimas de acidentes de trânsito são um alvo fácil para atravessadores que cobram para dar entrada ao benefício. Foi o que aconteceu com Fabrício Ferreira, 36. O irmão dele sofreu um acidente de trânsito e, ainda no hospital, foi abordado por uma pessoa que oferecia o “serviço”. Fabrício, que foi à delegacia de delitos de trânsito para ajudar o irmão a registrar o boletim de ocorrência, conheceu o posto de atendimento do Sincor e descobriu que para acessar o benefício não é preciso contratar nenhum advogado ou corretor. “Precisaremos acionar o seguro e aqui na delegacia já consegui todas as informações necessárias para iniciar o processo. A ideia do posto é muito boa”.
Segundo o delegado, os atravessadores convencem a vítima a assinar uma procuração concordando em passar uma parcela do benefício como pagamento do “serviço”. “Há casos em que o atravessador se oferece para pagar os custos do hospital ou da funerária em troca do seguro”, relata Cabral. Como essas pessoas não têm informação sobre o valor do benefício e a gratuidade do serviço, aceitam a proposta.
“As informações sobre o DPVAT acabam sendo distorcidas pelas pessoas, por isso sentimos a necessidade de prestar esse serviço como forma um bem social”, defende o presidente do Sincor, José Cristóvão Martins. A iniciativa deu tão certo que com duas semanas de funcionamento o posto já recebe em média 25 casos por dia. Com o sucesso da parceria, o sindicato já estuda a possibilidade de colocar mais um funcionário na unidade.
Na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito de Cuiabá, a unidade do Sincor-MT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.