O planejamento para as intervenções no trânsito durante a passagem da Tocha Olímpica por Cuiabá e Várzea Grande foi discutido em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), ontem. A tocha chega em Mato Grosso no dia 23 de junho e vai percorrer um trajeto de 22 quilômetros pelas principais avenidas das duas cidades.
O principal tema desta terceira reunião para planejar o evento foi a atenção para o trânsito e o tráfego de pedestres durante o percurso. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPtran), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e da Guarda Municipal de Várzea Grande. O evento é coordenado pela Secretaria de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Governo Federal.
O coordenador do CICC, coronel BM Marcos Hübner, destacou a importância do planejamento integrado na atuação da Segurança Pública durante o evento. “Atuar em conjunto é importante, assim conseguimos um melhor resultado”.
O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luiz Carlos Nigro, ressaltou que todo o planejamento é para assegurar o mínimo de impacto para a cidade. “Essas reuniões de definições são importantes para que possamos identificar falhas e realizar alguma alteração na rota caso haja necessidade”.
A tocha será conduzida por 136 pessoas, passando pelas avenidas Couto Magalhães e da FEB em Várzea Grande, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Getúlio Vargas e 15 de novembro em Cuiabá. O ponto final será na Arena Pantanal, às 19h. A rota inclui cinco paradas em pontos patrocinados.
Uma simulação com um ônibus de turismo deve ser realizada em Cuiabá no próximo dia 07 de maio. O objetivo é seguir a rota traçada e observar a mobilidade e acessibilidade dos veículos previstos para o evento. Ônibus, motocicletas, carros pequenos, vans e pedestres devem compor os dois comboios previstos para o evento.
As reuniões de alinhamento seguem até o dia 23 de maio, data prevista também para entrega do Plano Estratégico à Sesge para a avaliação e validação.
Em Cuiabá, o trecho a ser percorrido envolve as avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Getúlio Vargas e 15 de novembro. Em Várzea Grande a passagem será pelas avenidas da FEB e Couto Magalhães.