Cerca de 150 profissionais da educação começaram a discutir, hoje, processos e práticas educacionais inovadoras, experiências bem sucedidas e perspectivas estratégicas no contexto do Mercosul. A programação faz parte do Seminário Internacional de Formação Continuada e Docentes em Serviço, que segue até o sexta-feira (15), em um hotel de Cuiabá.
Durante toda a semana serão debatidos assuntos como a relevância e emergência da formação continuada; as experiências e perspectivas em gestão, implementação e avaliação de políticas, uso de tecnologia de informação e comunicação em formação continuada em instituições no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Entre os participantes estão docentes da Educação Básica, professores universitários formadores de professores, gestores educacionais e estudantes universitários e demais interessados.
Na abertura, o secretário Adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gilberto Fraga, destacou que o seminário reúne diversos profissionais comprometidos com o ensino e dispostos a evoluir na tarefa de ensinar. “Nos próximos dias, teremos a oportunidade de, acima de tudo, compartilharmos experiências, algumas extremamente exitosas, tanto do Brasil, quanto dos países do Mercosul. Que nessa reflexão possamos nos apropriar desses conhecimentos e ganharmos tempo que já não temos mais”, afirmou, se referindo à implantação de políticas públicas, estratégias e pesquisas que possam contribuir para o avanço da educação.
Segundo Fraga, Mato Grosso tem um enorme desafio no que se refere à educação. Além da diversidade, muitas vezes inimaginável, dimensões continentais e dificuldades de acesso às localidades, o Estado possui professores que apresentam fragilidade na formação inicial, o que impacta diretamente na execução das suas práticas como docente. “Me refiro a um diagnóstico já realizado. O que precisamos é saber quais são essas dificuldades e como superá-las, e qualificar nossos profissionais”.
Nesta tarefa, o secretário afirmou ainda que a pasta conta com a importante parceria dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As instituições promovem ações e discussão dos desafios colocados, no atual contexto educacional, para os formadores de educadores e para os que planejam e coordenam ações de formação continuada de professores.
Para a professora Izaura Maciel, que atua na educação especial e como intérprete de Libras, a formação continuada dever ser vista como parte integrante do trabalho docente, e a participação de eventos como o seminário é também de grande relevância, neste sentido. “A expectativa é que o evento traga novas experiências de outros países e estados que possam contribuir para o avanço da educação básica, para que o aluno se torne agente do seu aprendizado. Em encontros como este, muitas vezes, detectamos nossas carências e vemos exemplos concretos de como promover a melhoria das nossas atividades e da educação”.
A abertura contou com a presença das representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), professora doutora Izabel Lima Pessoa, da Reitoria da Unemat, da Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Profª Drª Vera Maqueia, do Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), José Bispo Barbosa, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Alberto Caetano, do coordenador em Mato Grosso do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), Profº Drº Kilwangy Kapitango-a-Samba, além do deputado Wilson Santos, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.
O seminário é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com o Laboratório de Metodologia Científica e Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual de Mato Grosso (GPEPPS/UNEMAT/CNPq), e conta com o apoio do Estudos de Filosofia e Formação da UFMT e financiamento do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem).