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Seduc estuda viabilidade de sistema para transporte escolar em Mato Grosso

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai estudar a viabilidade de implantar sistema que permite o georeferenciamento de todas as escolas, alunos e rotas do transporte escolar rural. A decisão foi tomada após a apresentação do projeto para a comissão tripartite do Transporte Escolar, constituída pela pasta, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), na última sexta-feira, em Cuiabá.

Por meio do sistema, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é possível caracterizar e visualizar o atendimento em cada região e o deslocamento de cada aluno até a escola, de acordo com o zoneamento praticado e respectiva quilometragem percorrida. Ao final, identifica se existem rotas alternativas que possam atender de forma mais eficiente os alunos.

A implantação da metodologia permite ainda a eliminação de possíveis distorções, agregando ou suprimindo percursos para melhorar a efetividade do programa, que será atualizado sempre que houver mudança de residência de alunos e movimentação de matrículas.

O coordenador geral do projeto, Nilson Tadeu Ramos Nunes, PhD em engenharia de transportes, explicou que o raio-x pretende otimizar rotas, reduzir gastos e aumentar o conforto dos estudantes. “O transporte escolar é um problema sério para prefeituras do Brasil inteiro. Mesmo contando com financiamento do Governo Federal, nos últimos anos, tem se tornado oneroso e complexo para a maioria dos municípios, que têm que aportar significativos montantes para garantir o funcionamento do programa, e consequentemente, o acesso e a permanência dos alunos em sala de aula”, afirmou.

De acordo com o assessor da Seduc, Alfredo Ojima, o sistema poderá ser uma importante ferramenta para os municípios no balizamento e na tomada de decisões de investimentos para o segmento de transporte escolar. “Mas antes disso, precisamos estudar e avaliar os custos e condições de implantação e se o sistema é viável para a soluções de problemas vividos por eles”.

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