A secretaria estadual de Educação (Seduc) assinou contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ficará responsável pela organização do concurso público para contratação de professores efetivos em Mato Grosso. O certame já havia sido confirmado em setembro pelo governador Mauro Mendes, que, na ocasião, estimou um prazo de 45 dias para lançamento do edital.
“Estamos finalizando o estudo técnico realizado nos últimos meses para conhecer as necessidades que temos hoje na área da educação. É um processo demorado, e requer bastante compromisso, mas que nos próximos 45 dias terá como passo inicial a publicação do edital para darmos andamento no concurso público”, declarou, em setembro, através da assessoria.
Só Notícias apurou, com base no extrato da publicação, que o concurso terá vagas para o cargo de professor da educação básica, em várias áreas. A contratação foi firmada por meio de dispensa de licitação e um valor de R$ 8 milhões.
Em janeiro, o secretário estadual de Educação, Allan Porto, confirmou que o governo do Estado iria abrir um novo concurso para contratação de profissionais efetivos para as escolas estaduais ainda este ano. Segundo ele, já havia sido feito um levantamento com todas as vagas livres e o próximo passo seria a contratação da banca organizadora.
“O governador Mauro Mendes autorizou o concurso para este ano. Está no forno. Logo, vai sair. Nós vamos publicar o cronograma. A ideia da Secretaria Estadual de Educação é realizar concurso a cada dois anos”, afirmou Porto, na ocasião.
O último concurso para a educação estadual em Mato Grosso foi realizado em 2017 e homologado no ano seguinte, quando começaram as convocações dos aprovados. Foram contratados professores para as disciplinas de Artes, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Pedagogia. Também foram preenchidos os cargos de técnico administrativo educacional, manutenção e infraestrutura (limpeza), apoio administrativo educacional, merendeira e vigia.
As provas foram realizadas nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. O concurso público da Seduc teve validade de dois anos, mas foi prorrogado por mais dois, em 2020.