O secretário estadual das Cidades, Nico Baracat, faleceu, há instantes, em acidente, a cerca de 60 km de Nova Mutum, envolvendo a caminhonete que estavam e duas carretas. A confirmação acaba de ser feita, ao Só Notícias, pelo coronel Nerci Denardi, comandante regional da PM. Policiais rodoviários federais, PMs e bombeiros estão no local. O corpo de Nico foi retirado das ferragens e está sendo levado ao Instituto Médico Legal em Diamantino. Será trasladado, daqui a pouco, de avião, para Cuiabá, onde será feita a necropsia.
O motorista de Baracat, Juvelino Carvalho Garcia, 40 anos, também faleceu. A informação foi dada pelo secretário de Saúde de Nova Mutum, Sidinei Ferreira, que está no hospital municipal para onde Juvelino foi levado, mas não resistiu. O assessor Aparecido Reginaldo, 48 anos, ficou preso nas ferragens e também não resistiu. As causas do acidente começam a ser investigadas. Uma carreta saiu da pista.
Baracat, o assessor e o motorista seguiam para Cuiabá. Ontem à noite, o secretário estadual participou de audiência pública sobre habitação, em Sinop. Ele almoçaram hoje, em Lucas do Rio Verde, e voltavam para casa. Nas semanas anteriores, Baracat representou o governador Silval Barbosa nas aberturas da feiras agropecuárias de Sinop (Exponop) e de Nova Mutum (Expomutum).
O governador Silval Barbosa, que está em Cuiabá, foi comunicado da morte de Baracat e ficou muito emocionado, divulgando a seguinte nota oficial: “Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte de meu secretário de Cidades, Ernandy Maurício Baracat de Arruda, em acidente de carro na tarde deste sábado. Também morreram no acidente seus colaboradores Aparecido Reginaldo Rodrigues e Juvelino Carvalho Garcia. Leal e dedicado ao Mato Grosso, Nico Baracat, meu amigo pessoal, deixa-nos prematuramente, com longo caminho a percorrer em seu objetivo de servir aos mato-grossenses. Consternado, decreto luto oficial de três dias no Estado e manifesto nosso mais profundo pesar à família e amigos do já saudoso Nico Baracat.
Nico iniciou sua carreira como vereador em Várzea Grande. Também foi deputado estadual em dois mandatos ( a última de 99 a 2002). Em janeiro do ano passado, ele foi convidado por Silval para assumir a secretaria estadual.
O secretário da Casa Civil, José Lacerda, lamentou, em entrevista ao Só Notícias, a morte de Nico. “É um momento para a gente falar qualquer coisa. É muito doloroso, de grande sofrimento. Perdemos um grande amigo de longos anos”, declarou.
(Atualizações às 18:02h – 18:11h – 18:20h – 18:36h – 19:03h – 19:22h – 19:59h)
Leia também
Veja vídeo do acidente onde morreram secretário Nico Baracat e assessores
Riva diz que Nico trouxe muitas melhorias para Mato Grosso
Prefeito de Lucas e deputado Julio Campos divulgam nota sobre morte de Nico
(Caminhonete onde viajava secretário. TV Arinos/reprodução)