O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, visitou nesta quarta-feira o cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, que está internado em um hospital particular de Sinop. “Ficamos muito satisfeitos com a forma como fomos recebidos pelo cacique e por seu neto, que também foi o tradutor da mensagem e do abraço do Governo do Estado ao maior líder indígena do mundo. Levamos o apoio de todo o governo e do governador Mauro Mendes para que ele se recupere plenamente”, afirmou o secretário.
“Temos uma notícia boa também. O cacique deverá ter alta médica entre sexta-feira (24) e domingo (26). Estamos rezando para que isso aconteça e ele tenha pleno restabelecimento de sua saúde”, completou Carvalho.
A visita foi acompanhada pelos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Wilson Santos, que também fizeram questão de deixar uma mensagem de solidariedade ao cacique. “Torcemos muito para que o Raoni possa voltar logo para sua aldeia com a saúde restabelecida. Mas não podíamos deixar de acompanhar o secretário nesta visita e deixar nossa mensagem de solidariedade, principalmente, por tudo o que ele representa para o mundo”, disseram os parlamentares.
O cacique se mostrou animado e agradeceu a visita e o carinho do chefe da Casa Civil. “Sua presença e reconhecimento do Estado de Mato Grosso nos traz esperança”, declarou o líder indígena, por meio de um representante do Instituto Raoni.
O líder do povo Kayapó tem 89 anos e está internado desde sábado (18), com quadro de infecção intestinal. Durante esta quarta-feira, segundo o boletim médico, Raoni permaneceu em bom estado geral, lúcido e orientado, sem febre e com a pressão arterial controlada.
A aldeia onde reside o cacique está localizada no Parque Indígena do Xingu.