Em reunião com empresários do município, o secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que a pasta vive um “momento histórico de retomada”. “A Segurança Pública sofreu dez anos de sucateamento em todos os níveis. O momento é de transformação dessa realidade, mas ainda resta muito trabalho a fazer”.
Rogers citou ações realizadas na região, tais como a intensificação da Bairro Seguro, modalidade de operação integrada contra crimes como roubos, furtos e homicídios. “Não basta termos apenas equipamentos e efetivo em quantidade. É preciso que o emprego destes recursos, que ainda são insuficientes, seja feito de forma precisa, com base em critérios técnicos”.
Segundo ele, o grande diferencial da nova modalidade de atuação é o diálogo constante com a população. “Um de nossos pilares é a regionalização. Neste sentido, ouvir a comunidade, as lideranças, os empresários, é fundamental”.
Questionado sobre a distribuição das 200 novas viaturas no padrão SUV, contratadas recentemente pela Sesp, o secretário disse que 30 unidades serão encaminhadas ao município. “O investimento em Segurança Pública hoje é muito forte. O governador Pedro Taques colocou esta área como prioridade e tem demonstrado isso na prática”.
Ao final do encontro, o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, avaliou como positiva a participação do secretário no debate promovido pela entidade, que tem cerca de 1,6 mil associados. “É muito importante o secretário visitar in loco e conhecer as demandas e necessidades, ver o que pode ser melhorado. Tenho certeza de que vamos ver o resultado disso nos próximos meses”.