Uma política de assistência social sólida, construída a partir de um forte diálogo social entre as esferas de governo, servidores e a sociedade organizada. Este foi o modelo defendido pelo secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda, durante abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social, ontem, em Cuiabá.
Ao destacar a união de esforços em torno do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o secretário lembrou que política de assistência social se constrói por meio de participação social, com destaque para a participação dos conselhos, e que, portanto, não é uma missão somente do Estado. “A conferência é um momento ímpar para discutirmos medidas de avanço para a Política de Assistência Social, principalmente em Mato Grosso, onde ela ainda está em fase de elaboração”.
Valdiney de Arruda ressaltou ainda que Mato Grosso vive um momento de transformação, em que o governador Pedro Taques, juntamente com o secretariado, se esforça para reorganizar aquilo que não estava bem, principalmente na área financeira, mas sempre olhando para frente. “A política de assistência social é prioridade para o governador e ele nos condicionou a colocá-la como ferramenta de discussão dentro do acordo de resultados”.
Nesse acordo estão algumas missões claras e objetivas para serem implementadas, entre elas: o fortalecimento da capacitação dos municípios; o aprimoramento do modelo de cofinanciamento; criação de uma nova modelagem do sistema do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a padronização das unidades; e o fortalecimento dos conselhos.
“A política de assistência social é uma rede e não começa e termina no Cras e Creas. Por vezes ela precisa interagir com a saúde, educação, segurança. Esse é nosso compromisso, o compromisso do Governo do Estado. E esperamos que definitivamente a gente consiga entender que a partir do diálogo social se constrói soluções sustentáveis para o progresso que nós queremos para o SUAS”.
Na abertura da Conferência, o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, colocou a pasta à disposição da Setas para discussões e ações conjuntas pelo fortalecimento do SUAS.
O evento, que se encerra nesta quarta-feira (08.07), reúne gestores públicos, servidores, sociedade organizada e usuários dos serviços da Assistência Social de Cuiabá para discutir a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e bem como o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os próximos dez anos.