Resgatar a dignidade e ofertar oportunidades para famílias carentes que vivem em situação de vulnerabilidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é o objetivo do projeto social Rede Solidária. Uma comitiva de Mato Grosso esteve no estado vizinho para conhecer o projeto, cujo piloto ocorrerá no bairro Dom Antônio Barbosa.
A primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, a adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira, e a assessora técnica da Setas, Simone Garcia, integraram a comitiva. O projeto foi lançado no dia 13 de novembro pelo governo de Mato Grosso do Sul com as presenças do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador Reinaldo Azambuja e da vice-governadora e chefe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto.
Durante a cerimônia de lançamento, realizada no bairro, Fernando Henrique citou os avanços socioeconômicas que o Brasil viveu nas últimas décadas afirmando que os governos abrem caminhos com os programas sociais. “São naturais e necessários, mas o mais importante de tudo é que o povo não precise deles”, disse o ex-presidente, ressaltando que a capacidade do cidadão em trabalhar e agregar renda familiar é fundamental para a dignidade humana. “Está Rede é uma oportunidade. Peguem com as mãos e façam algo concreto para transformar a vida de vocês”.
Com a mesma ideia, o governador Reinaldo Azambuja explicou que a intenção do projeto é fazer com que os beneficiários consigam a ascensão social. “Muitos de vocês que já são beneficiários de programas sociais terão uma nova chance de crescimento, de ter uma profissão e um trabalho de dignidade que vai gerar renda familiar. A Rede Solidária é uma ação de governo para proporcionar uma renda às famílias e ensinar a profissionalização”.
O secretário titular da Setas-MT, Valdiney de Arruda, explica que a intenção da comitiva foi buscar boas práticas, de acordo com o planejamento estratégico do Governo do Estado de Mato Grosso, que tem como prioridade a promoção do cidadão por meio da inclusão social e produtiva. “Já lançamos o programa Emprega Rede e queremos avançar ainda mais para que nenhum cidadão seja deixado para trás e para isso temos o apoio da primeira dama Samira Martins por meio do Núcleo de Ações Voluntárias”.