PUBLICIDADE

Secretário diz que reunião entre governador e sindicatos é “inédita e histórica”

PUBLICIDADE

“Uma reunião inédita e histórica”. Foi assim que o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, definiu o encontro entre o governador Pedro Taques e o Fórum Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso para anunciar os reajustes salariais e reposição da inflação para o ano de 2015. Durante o encontro, que aconteceu esta manhã, no Palácio Paiaguás, representantes das 27 categorias sindicais de Mato Grosso tiveram a oportunidade de ouvir explicações do chefe do executivo e tirar dúvidas com todos os secretários de Estado.

Dos 26 estados da federação, 22 não vão conceder aos seus servidores públicos a Revisão Geral Anual (RGA) que repõe as perdas salarias da inflação, segundo Paulo Taques. Mato Grosso não é um deles e já anunciou que todas as categorias receberão, já neste mês, um reajuste salarial de 3,11% de RGA. Além disso, a previsão é que até o final de 2015, dependendo da evolução da receita líquida corrente, outros 3,11% de reajuste sejam concedidos.

O secretário destacou o esforço do governador em honrar os compromissos com servidores demonstrando a importância do funcionalismo público para a atual gestão. “Se nós fossemos olhar apenas para o lado econômico, não seria possível dar nada de aumento para os servidores. Taques recebeu os servidores aqui para deixar bem claro a importância de todos neste Estado de transformação. A reunião foi muito proveitosa e só reforça a vontade de manter um diálogo aberto, franco e ininterrupto com os servidores públicos”.

O governador garantiu que esta é apenas a primeira reunião com o Fórum Sindical e que a partir de agora os encontros acontecerão de forma periódica. Taques enfatizou que estes compromissos salariais com os servidores públicos só estão sendo honrados devido ao empenho da equipe de secretários de governo em cortar gastos e combater a corrupção. “Os servidores públicos trabalham muito e precisam ser ouvidos. Tenho a convicção de que eles são os responsáveis por entregarmos políticas públicas de qualidade para o cidadão. Quero dar a minha palavra de que vamos cumprir os acordos salariais aprovados na administração passada e a reposição da inflação”.

O secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, contou aos servidores que uma das primeiras recomendações do governador Pedro Taques foi de tratar o salário do servidor como prioridade. “O cenário econômico não é bom, mas vamos realizar todos os esforços para garantir o salário dos servidores. Temos um bom planejamento e estamos trabalhando em várias frentes para que isso aconteça”.

O esforço do governo em valorizar o servidor público foi reconhecido pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Brunetto, que enfatizou a confiança que deposita no governo. “Vamos acreditar que esta gestão irá tratar os funcionários públicos com respeito".

Além do reajuste de salário para todos os servidores, as seguintes categorias receberão aumento conforme a lei de carreira de cada categoria: atividade fundiária, defesa agropecuária, papiloscopista/técnico de necropsia, perito, educação básica, área meio, desenvolvimento econômico e social, escrivães/investigadores, militares, saúde e delegado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE