PUBLICIDADE

Secretário destaca importância na aplicação das políticas para idosos em MT

PUBLICIDADE

Durante a abertura do 1° Festival de Práticas Esportivas e de Lazer da Pessoa Idosa do Vale do Rio Cuiabá, realizado nesta quinta-feira (10.12), o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, destacou a necessidade da parceria com o Estado para ampliar o atendimento aos idosos, bem como garantir a aplicação da Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.

“Em Cuiabá são quatro centros de convivência do município que atendem 1,2 mil idosos. No local, os idosos desenvolvem atividades físicas e artísticas como alfabetização, hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros”, disse o gestor à assessoria da Prefeitura. “Reformamos todos os Centros de Convivência, os Centros de Referência de Assistência Social e vamos realizar o concurso para os novos servidores”.

Idealizado pelo governo do Estado, o objetivo do evento é integrar os idosos de todos os 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá e preparar para os jogos regionais e estaduais do idoso de Mato Grosso, e para os Jogos Nacionais da 3ª Idade, em 2016. Mais de mil idosos atendidos pelos centros de convivência de Cuiabá e mais cinco municípios de Mato Grosso participaram do evento, que ocorreu no Sesi Park.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, destaca que o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem posto em prática os princípios da Política Nacional do Idoso. “O estado, bem como a sociedade e a família, têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida; e temos feito isso com ações como esta”.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), ligado a Adjunta de Direitos Humanos da Sejudh, elabora as diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da Política Nacional do Idoso no âmbito estadual, bem como controla e fiscaliza ações de execução de programas e projetos. “Nós apoiamos a promoção de campanhas educativas sobre os direitos do idoso, com a indicação das medidas a serem adotadas nos casos de atentados ou violação desses direitos; e buscamos a formação continuada de cuidadores e o fortalecimento das redes de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, visando reverter o quadro de violações de direitos e assegurar os direitos das pessoas idosas”, destaca a presidente do Cededipi, Francisca Rodrigues de Amorim.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, lembra que no dia 16 de setembro o Governo do Estado realizou a Semana Nacional da Pessoa Idosa. “Durante o evento foram anunciadas, pelo secretário de Trabalho e Assistência, Valdiney de Arruda, ações voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa e a valorização da capacidade produtiva deste público. E isso mostra que o governo como um todo está empenhado em garantir os direitos da pessoa idosa”.

O evento contou com a presença do governador Pedro Taques – o que mostra a importância dada pela atual administração a estes cidadãos – dando destaque às questões da assistência aos idosos e a integração e participação deles na sociedade, bem como a independência que deve ser garantida a eles por meio de direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve se afastar do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...
PUBLICIDADE