Durante a abertura do 1° Festival de Práticas Esportivas e de Lazer da Pessoa Idosa do Vale do Rio Cuiabá, realizado nesta quinta-feira (10.12), o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, destacou a necessidade da parceria com o Estado para ampliar o atendimento aos idosos, bem como garantir a aplicação da Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.
“Em Cuiabá são quatro centros de convivência do município que atendem 1,2 mil idosos. No local, os idosos desenvolvem atividades físicas e artísticas como alfabetização, hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros”, disse o gestor à assessoria da Prefeitura. “Reformamos todos os Centros de Convivência, os Centros de Referência de Assistência Social e vamos realizar o concurso para os novos servidores”.
Idealizado pelo governo do Estado, o objetivo do evento é integrar os idosos de todos os 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá e preparar para os jogos regionais e estaduais do idoso de Mato Grosso, e para os Jogos Nacionais da 3ª Idade, em 2016. Mais de mil idosos atendidos pelos centros de convivência de Cuiabá e mais cinco municípios de Mato Grosso participaram do evento, que ocorreu no Sesi Park.
O secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, destaca que o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem posto em prática os princípios da Política Nacional do Idoso. “O estado, bem como a sociedade e a família, têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida; e temos feito isso com ações como esta”.
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), ligado a Adjunta de Direitos Humanos da Sejudh, elabora as diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da Política Nacional do Idoso no âmbito estadual, bem como controla e fiscaliza ações de execução de programas e projetos. “Nós apoiamos a promoção de campanhas educativas sobre os direitos do idoso, com a indicação das medidas a serem adotadas nos casos de atentados ou violação desses direitos; e buscamos a formação continuada de cuidadores e o fortalecimento das redes de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, visando reverter o quadro de violações de direitos e assegurar os direitos das pessoas idosas”, destaca a presidente do Cededipi, Francisca Rodrigues de Amorim.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, lembra que no dia 16 de setembro o Governo do Estado realizou a Semana Nacional da Pessoa Idosa. “Durante o evento foram anunciadas, pelo secretário de Trabalho e Assistência, Valdiney de Arruda, ações voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa e a valorização da capacidade produtiva deste público. E isso mostra que o governo como um todo está empenhado em garantir os direitos da pessoa idosa”.
O evento contou com a presença do governador Pedro Taques – o que mostra a importância dada pela atual administração a estes cidadãos – dando destaque às questões da assistência aos idosos e a integração e participação deles na sociedade, bem como a independência que deve ser garantida a eles por meio de direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve se afastar do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros, entre outros.