O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, se reuniu, hoje, em Cáceres, com gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso e acompanhou andamento de projetos de ensino, pesquisa, inovação, extensão e internacionalização, que podem ser desenvolvidas de maneira articulada com secretaria visando ampliar a oferta de qualificação profissional, assim como a capacidade tecnológica em setores estratégicos para o desenvolvimento do Estado.
“Temos uma grande oportunidade de fazer com que a secretaria, as Escolas Técnicas Estaduais e a Unemat trabalhem sintonizadas. O governador tem cobrado ações para promover as áreas de inovação, eficiência e qualificação profissional, tanto em nível técnico quanto no Ensino Superior. A Unemat tem uma função fantástica, interiorizando o conhecimento e a formação dos mato-grossenses. E nisso nós podemos contribuir: no convencimento de que nosso Estado necessita de uma universidade pública estadual - que já tem – com um pouco mais de investimento”, disse o secretário Allan Kardec.
Ele acrescenta que as duas instituições têm muitas frentes para trabalhar de forma conjunta como, por exemplo, nas escolas técnicas onde a Unemat já desenvolve ações. “Algumas regiões já têm vocação própria como, como é o caso de Campo Verde com uma vocação para a área têxtil, começando na formação técnica e indo até a Engenharia Têxtil. Tenho convicção de que a Unemat pode ser a tutora desse processo de induzir a cidade, a região e Mato Grosso para ser uma referência nacional na qualificação profissional da área têxtil. Esse é um é um desafio que está posto e foi colocado à mesa hoje”.
A Unemat atua em 47 dos 141 municípios de Mato Grosso, ofertando mais de 140 turmas, em 60 cursos de graduação oferta contínua e modalidades diferenciadas, além de mestrados e doutorados. A reitora Vera Maquêa, que assumiu recentemente, disse que está sendo vislumbrada “a possibilidade de ampliação porque contamos, na universidade, com professores e pesquisadores qualificados que podem, na confluência com o trabalho da secretaria estadual, atender aquilo que Mato Grosso pretende ser hoje e num futuro próximo”.
Atualmente, são 16 unidades de Escolas Técnicas Estaduais. Além delas, a secretaria está presente no Parque Tecnológico de Mato Grosso e no Centro de Formação de Profissionais de Alta Performance, em Cuiabá, onde ambas instituições têm salas e projetos comuns. Há possibilidade de, a partir dessa reunião, ampliar as ações nessas diversas unidades.
“Dialogamos sobre a perspectiva de desenvolver uma maior articulação entre o ensino médio e o ensino profissional tecnológico de graduação. A Unemat iniciou a oferta de graduação em cursos superiores de tecnologia recentemente e, nessa aproximação com Seciteci, a gente tem condições de potencializar essa formação profissional”, acrescentou Vera Maquêa.