sexta-feira, 27/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretário de Segurança Pública do RN conhece estrutura do Estado

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair Rocha, conheceu na tarde desta quarta-feira (25.07) a estrutura e a tecnologia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o protótipo instalado no Ciosp do Centro de Comando e Controle. "Vim conhecer a tecnologia da segurança de Mato Grosso para grandes eventos, já que o Rio Grande do Norte é uma das cidades-sede, assim como Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo, e pretendemos replicar o mesmo sistema no nosso Estado com a mesma qualidade", disse o secretário.

Aldair também se reuniu com o secretário adjunto de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos, para discutir assuntos referentes à segurança em grandes eventos.

O secretário adjunto da Sesp destacou a importância da visita para a segurança pública de Mato Grosso. "É de suma importância para nós, pois traz membros de outro Estado para conhecer e levar o mesmo modelo implementado em Mato Grosso para fazer uso no Rio Grande do Norte como forma de unificação do mesmo sistema para a sede da Copa 2014", disse.

CENTRO DE COMANDO E CONTROLE
O Centro de Comando e Controle é o maior projeto da Segurança Pública voltado para atendimento de ocorrências em grandes sinistros. O local irá reunir todos os recursos tecnológicos de uma rede de sensores de segurança pública como sistemas de telefonia, rádiocomunicação, vigilância eletrônica, sistemas de controle de fluxos de veículos e gerenciamento de informações que são prestadas às unidades operacionais.

O Centro de Comando e Controle é uma das exigências da Fifa para as 12 cidades que irão receber os jogos da Copa. A unidade da Segurança Pública contará com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e será equipada com sala de gerenciamento de crise, videomonitoramento urbano e propiciará a ampliação do Ciosp, integrando as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de Guarda Municipal, em um só ambiente.

A central de monitoramento será abastecida com imagens enviadas 24 horas pelas câmeras de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM). A previsão da Sesp é que até 2014 Cuiabá disponha de 300 câmeras de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) espalhadas nas áreas sensíveis da Capital.

O recurso tecnológico tem objetivo de diminuir o índice de criminalidade e ajudar no tempo resposta da ação policial. Além do trabalho integrado das instituições de Segurança Pública e do videomonitoramento urbano, o prédio ainda irá abrigar o trabalho de inteligência policial.

SIMULADO
Recentemente, a Secretaria de Estado de Segurança Pública avaliou o funcionamento do sistema de tecnologia do Centro de Comando e Controle. O Estado está adiantado em relação ao calendário da Secretaria de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça e da Fifa. A programação para realização de simulados está agendada para o segundo semestre de 2012, e Mato Grosso já realizou um teste no último mês para observação das ferramentas do Centro de Comando e Controle.

Para essa avaliação, a Sesp empregou cerca de cem agentes do setor de segurança pública, sendo 30 cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) e 70 profissionais das instituições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Judiciária Civil (PJC), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O procedimento foi realizado na avenida do CPA, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, em frente ao prédio da Receita Federal. Durante uma hora, foram simuladas cinco ocorrências simultâneas, sendo um acidente com vítima fatal, outro com vítima presa em ferragens, vazamento de combustível, explosivo e sequestro com refém. Ao longo do evento, comandantes das unidades de segurança acompanhavam em tempo real, por meio do CCC instalado ainda como piloto, no prédio da Sesp, junto ao Ciosp.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE