PUBLICIDADE

Secretário de MT enfatiza evolução de cadeia pecuária local no COP 29

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável, com 60% do seu território preservado e isso é um compromisso do Estado. Nossa pecuária avançou nos últimos anos na questão de rastreabilidade de sua cadeia, o que gerou mais transparência para o setor. Esse é um trabalho que começou em 2022 com um grupo de trabalho que busca soluções e melhorias para o tema”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, que representa o Estado na 29ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 29), realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão, e foi um dos painelistas com o tema “Rastreabilidade da Cadeia Pecuária”.

A conferência teve início no dia 11 de novembro e vai até o dia 22 de novembro. Foram abordadas, por Miranda, as práticas inovadoras e sustentáveis com relação ao setor pecuário, visando a a mitigação dos impactos mundiais da cadeia econômica. “Mato Grosso é uma referência e exerce esse lugar de porta voz por suas ações e parcerias que fortalecem seu sistema de rastreamento da produção de carne, o qual não só combate o desmatamento ilegal, mas garante a qualidade e segurança do produto exportado para os mercados globais”.

“A rastreabilidade também nos permite avaliar e melhorar as práticas de manejo para reduzir o impacto ambiental. O uso de dietas que reduzem as emissões de metano, por exemplo, é uma das tecnologias que o Brasil está incentivando no setor”, explicou. O Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), também mencionado pelo gestor da pasta, tem incentivado práticas agropecuárias sustentáveis, como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta. 

No ano de 2023,  foram exportadas 453 mil toneladas de carne bovina, totalizando U$1,9 bilhão, sendo os principais países compradores China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Rússia, Itália, Arábia Saudita e Países Baixos.  Mato Grosso foi responsável por 22,3% das exportações de carne do Brasil em 2023. A estrutura sustentável de produção e a qualidade são os principais atrativos para as nações que compram de MT.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Juara contratam 55 novos profissionais

Empresas e indústrias de Juara ofertam 55 vagas de...

Moradores de Cáceres e Acorizal ganham R$ 100 mil no Nota MT

Moradores de Acorizal e de Cáceres ganharam, hoje, de...

Sinop tem mais de 250 alvarás para novas obras liberados; total no ano em queda

O relatório da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação...
PUBLICIDADE