“Alta Floresta não pode ser penalizada pela falta de responsabilidade do cidadão José Carlos Ferreira, que é o diretor de operações do Estado de Mato Grosso”. A declaração foi feita pelo secretário municipal de Administração, Doglas Arisi, quando questionado sobre a suspensão de voos comerciais de grande porte no aeroporto municipal.
Arisi destacou que o aeroporto é de responsabilidade do Estado desde agosto de 2012, “mas já que ele não faz, o município tem trabalhado na parte administrativa”. Todas as notificações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) são direcionadas ao governo estadual e não vem sendo cumpridas, segundo o secretário. O município recebeu recentemente um caminhão de combate a incêndio para o aeroporto que já veio avariado. “O canhão superior estragou, quando foi feito o transporte de Rondonópolis a Várzea Grande, após enroscar em uma fiação elétrica. O governo do Estado foi comunicado, pedimos providências e até agora nada”, lamentou ele.
Uma outra viatura contra incêndios está com problemas na parte elétrica, mas a prefeitura vai ceder um caminhão de combate a incêndio para o aeroporto atender normas exigidas pela ANAC. Falta no entanto, o Plano de Emergência, que deve ser providenciado pela diretoria de Operações.
Conforme Só Notícias já informou, a empresa aérea Azul já teria cancelado os voos e a venda de passagens está suspensa. Para quem já comprou, será providenciado transporte até Sinop, onde pegarão o voo. A suspensão da Anac começa a vigorar a partir desta sexta-feira.