Planejar para que o Estado continue avançando e promovendo eficazes políticas públicas nos próximos anos. Esta é uma meta em comum proposta por representantes de órgãos Estaduais quw estiveram na presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) para entregar as peças individuais do Planejamento Estratégico de médio e longo prazo. Foram eles: Secretaria de Infraestrutura (SINFRA); Secretaria de Planejamento (SEPLAN); Secretaria de Gestão (SEGES); Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria Trabalho e Assistência Social (Setas).
Os órgãos aderiram em 2015 ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do TCE-, projeto que tem por objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração orientada de resultados para a sociedade. Assim, receberam orientações e capacitações quanto à transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.
Para o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Waldir Júlio Teis, o espontâneo interesse das Instituições em procurar a Corte de Contas é "uma honra". E completou: "além de representar o reconhecimento da qualidade do controle externo, possibilita-nos contribuir diretamente com a sociedade, em benfeitorias que se sucederão ao longo dos próximos anos".
O secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, destacou, justamente, a importância de se reconhecer o TCE enquanto uma Instituição fundamental para "orientar, mostrar caminhos para a gestão pública". Igualmente, enalteceu o trabalho desempenhando afirmando que "não há nenhum outro Tribunal de Contas em nosso país que esteja tão vinculado às práticas de políticas públicas quanto o de Mato Grosso".
De acordo com o secretário da SINFRA, Marcelo Duarte, o projeto do Planejamento Estratégico foi muito positivo ao propor uma meta que deverá ser atendida pelas próximas gestões. "Agora o próximo passo é conciliar o Plano Plurianual e o PDI, com a mantêm parceria com o TCE", completou o secretário.
Participaram da reunião, também, o secretário da SEPLAN, Marco Marrafon; a secretária adjunta de SETAS, Ivone Rosseti; o secretário da SEGES, Júlio Modesto; o procurador-geral do Estado, Patrick Ayala; o chefe de gabinete da presidência do TCE, Agostinho Mouro; o secretário-geral da Presidência do TCE, Emanoel Gomes Bezerra Júnior; e o coordenador Estadual do PDI, Yenes Jesus Magalhães.