A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), elabora, por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI), junto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Plano de Inteligência para a Copa do Mundo de 2014, com objetivo de fornecer informações estratégicas aos gestores durante o evento desportivo. Ele é baseado em seis eixos temáticos: segurança pública, segurança de estrutura estratégica, segurança ambiental, segurança sanitária, segurança da sociedade e segurança internacional. Ele é composto de três partes: diagnóstico, detecção riscos e vulnerabilidade e medidas de correção.
O diagnóstico começou a ser elaborado em junho deste ano e foi apresentado para o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho. A primeira fase traçou um panorama atual de Cuiabá, Várzea Grande e algumas cidades turísticas em torno da região metropolitana em relação os seis eixos temáticos.
Foram realizadas consultorias e oficinas temáticas com especialistas e convidados para tratar de cada eixo. “Com as informações devidamente analisadas foi produzido o diagnóstico”, disse o secretário Adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara.
As demais etapas deverão ser concluídas até o primeiro semestre de 2013. Participaram da reunião a superintendente de Segurança Estratégica, Alessandra Saturnino e o superintendente Estadual da Abin, Rinaldo Sandro Teixeira.