A secretaria de Estado de Educação vai abrir licitação para climatização de 28 escolas em Mato Grosso. O processo é para instalação de postos de transformação – onde se procede a transformação da energia elétrica de média tensão para baixa tensão – que vão permitir a implantação de aparelhos de ar-condicionado. Os serviços estão orçados em mais de R$ 1,1 milhão. O processo licitatório será na modalidade tomada de preços, com sessão prevista para o dia 4 do próximo mês
Os serviços serão executados nas escolas Nossa Senhora de Lourdes (em Sinop), Ignácio Schevinski Filho e Mário Spinelli (ambas em Sorriso), além das unidades em Indiavaí, Itiquira, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Novo Horizonte do Norte, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Rondonópolis, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Alto Boa Vista, Barra do Bugres, Cáceres, Colniza, Conquista do Oeste, Cuiabá, Curvelândia, General Carneiro e em Guiratinga.
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto destacou que a climatização tem o objetivo de melhorar a qualidade no ambiente escolar e, com isso, ampliar o índice de aprendizagem dos alunos. A meta do governo do Estado é climatizar todas as escolas estaduais até o próximo ano. São cerca de 300 unidades ainda sem ar-condicionado.
De acordo com a assessoria, o serviço deverá ser realizado em 120 dias e o edital será publicado no Diário Oficial do Estado. Os aparelhos de ar-condicionado já foram comprados e serão instalados logo em seguida.