Servidores da Secretaria Municipal de Obras retiraram a montanha de lixo que bloqueava a estrada Alzira, nas proximidades do lixão. Uma pá-carregadeira e caminhões realizaram o trabalho de retirada dos resíduos da via. O trabalho iniciou ainda pela manhã e foi finalizado esta tarde. O lixo foi depositado na área pertencente ao lixão.
A estrada foi bloqueada, ontem, quando vários caminhões de lixo depositaram os resíduos na via. Em entrevista ao Só Notícias, o secretário adjunto de Obras, Eduardo Mayer, explicou que o lixo foi depositado na estrada devido a dois tratores, que fazem a limpeza do lixão, apresentarem problemas mecânicos, na última quinta-feira. “Na véspera de Natal quebrou duas máquinas ao mesmo tempo e nós não conseguimos repor eles nesse período. Hoje já estamos com os maquinários arrumados e prontos para vir ao local trabalhar. Vamos retirar o lixo da estrada e abrir uma nova área do lado do lixão”, disse pela manhã.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luciano Chitolina, tem uma propriedade rural naquela região e esteve entre os moradores que realizaram um protesto contra a atual situação. “Não somos nós [moradores] que estamos bloqueando a estrada. O lixo bloqueou a estrada. Estamos em um ponto de encontro realizando uma reivindicação”.
Segundo ele, a cobrança é para que se tenha um local adequado para colocar os dejetos. “O local [lixão] não tem mais condições para entrar [caminhões]. O que aconteceu agora é que todos os caminhões soltaram todo o lixo na estrada durante o Natal. Ou seja, bloqueou o acesso às nossas residências”.
Chitolina cobrou do secretário adjunto de Obras a retirada do lixo que impossibilitava o tráfego de veículos, além do cascalhamento da estrada Alzira, colocação de placas de sinalização proibindo que os moradores joguem o lixo no percurso e que a prefeitura cumpra com o compromisso de manter um servidor para fiscalização do local.
(fotos:Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)