Uma reunião entre as autoridades municipais e da Segurança Pública estadual, esta manhã, marcou o retorno das atividades do Gabinete de Gestão Integrada do município. A unidade estava inativa desde 2008. De acordo com o secretário executivo do GGI Estadual, tenente coronel Heverton Mourett, fomentar a instalação e manutenção dos Gabinetes de Gestão Integrada dos municípios mato-grossenses é uma das ações estratégicas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Mourett explicou que o Gabinete de Gestão Integrada é um espaço no qual há a articulação entre as instituições municipal e estadual para discutir as principais questões relacionadas a Segurança Pública da cidade. “O GGI é um espaço deliberativo, mas com um viés executivo muito forte. Além de identificar os problemas, pensá-los, verificar as causas, fazer também o enfrentamento, ou seja, implementar o policiamento ostensivo, dar qualidade ao policiamento investigativo e fomentar as ações de prevenção articulando as instituições que tem uma ligação do seu trabalho com a Segurança Pública”.
Em agosto, membros dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), prefeitos, presidentes de Câmaras e profissionais da Segurança Pública participaram do 1° Seminário dos Gabinetes de Gestão Integrada dos Municípios de Mato Grosso. No encontro os participantes conheceram as políticas públicas relacionadas a organização dos Gabinetes de Gestão Integradas nos municípios e ações preventivas primárias entre as instituições de Segurança Pública e órgãos municipais.
Para secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, é importante ouvir os municípios para traçar uma política mais ampla e profunda de Segurança Pública. “Mato Grosso é um Estado com grande dimensão. Cada pedaço tem uma realidade que deve ser observada para que possamos adotar as políticas corretas para cada região de Mato Grosso”.