A secretaria de Estado de Planejamento e Gestão fará pela internet, leilão na modalidade maior preço de veículos inservíveis de propriedade do Estado. Serão leiloados carros e motos em condições de uso e sucata. O edital foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado. Para participar do certame, os interessados devem se cadastrar, com no mínimo 48 horas de antecedência ao encerramento do leilão.
O leilão é para adequada destinação aos veículos automotores classificados como inservíveis pelos órgãos e entidades que compõem a estrutura do Poder Executivo Estadual, desobstruir os pátios das unidades e promover a regularização patrimonial desses bens. É uma forma de alienação que implica em retorno financeiro para o Estado.
Levando em conta a soma dos valores mínimos aceitáveis por cada lote, a secretaria de Estado de Planejamento e Gestão espera arrecadar no mínimo R$ 250 mil, mas a expectativa é que com os lances esse valor dobre.
Segundo o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a intenção do governo é transformar o processo de alienação de bens inservíveis mais célere e menos burocrático, dando uma destinação correta a esses veículos que não têm mais condições de rodar. “Nosso objetivo é dar mais celeridade no processo de destinação dos bens inservíveis, buscando o que é mais vantajoso para a administração pública. A ideia é desfazer-se desses bens gerando receita, tornando a gestão pública mais eficiente em todos os sentidos”.
Para conhecer a lista dos bens que serão leiloados e verificar as descrições, fotos e valores iniciais de lances, os interessados podem acessar o portal Superbid habilitar-se e começar a fazer suas ofertas a partir de hoje até o próximo dia 21.
Os bens somente serão liberados após a confirmação do pagamento do documento de arrecadação referente ao valor arrematado, além da confirmação do pagamento da comissão à empresa responsável pela realização do leilão e quitação das taxas junto ao órgão executivo de trânsito. Após o pagamento do documento de arrecadação, não será permitida a devolução do dinheiro no caso de cancelamento da compra por desistência do comprador.
Também não serão aceitas propostas após o encerramento do leilão para lotes que não tiverem lances registrados. Os interessados deverão fazer suas ofertas dentro do prazo de homologação e fechamento.
Além das fotos e descrição inseridas no portal, os veículos estarão disponíveis para visitação individual, por agendamento, em razão da pandemia de Covid-19, nos diversos pátios em que se encontram depositados, por meio de agendamento através do e-mail.