Para dar maior fluidez ao tráfego, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai promover algumas mudanças no trânsito da capital, com o lançamento do Sistema Viário Binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um sentido único. Esta é uma das medidas que integram o projeto “Abrindo Caminhos” e que serão implantadas até o final de dezembro. A previsão é que este sistema comece a funcionar a partir de 30 de junho inicialmente nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, duas importantes vias que atravessam toda a área central da cidade.
A fim de facilitar os serviços, em razão do tráfego durante o dia, os técnicos da Semob começarão, esta noite, a implantação da sinalização vertical e horizontal nestas duas avenidas. As medidas a serem implantadas seguirão um cronograma para evitar impactos no trânsito. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, até o final do ano outros cinco binários serão implantadas. “Para evitar impactos no trânsito, seguiremos um cronograma. O objetivo é implantar um binário por mês até dezembro. Paralelamente vamos desenvolver outras ações de sinalização e revitalização em alguns pontos”.
Quando o sistema viário binário estiver funcionando, a avenida São Sebastião passará a ser mão única no trecho entre a avenida Dom Bosco e a rua Prefeito Francisval Brito no sentido bairro Cidade Alta. O motorista que quiser voltar para o centro, deve seguir pela avenida Ipiranga, que terá sentido único entre a rua Maurício Cardoso e a avenida Dom Bosco.
“Esse binário, além de garantir e aumentar a trafegabilidade vai eliminar pontos de conflito com acidentes de trânsito. Vai garantir uma maior segurança viária, não só para os condutores, mas também para os pedestres. A partir do dia 30, pedimos a compreensão de todos para que respeitem as novas sinalizações do trânsito. Nossos agentes estarão monitorando todos esses trechos que compreendem quase 4 km para que possamos melhorar a fluidez nesta região central”.
Fazem parte do conjunto de ações que integram as melhorias no trânsito a sinalização de vias que foram recapeados pelo Programa Novos Caminhos, a adequação viária de intersecções e de polos geradores de tráfego. Estas medidas foram tomadas também em função das recentes intervenções no sistema viário que geraram problemas e desconforto para a população durante a execução de várias obras do Governo do Estado, que exigiram a interdição de vários pontos por um prolongado período de tempo.
O Sistema Binário vem sendo adotado pelas grandes capitais e é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas. Conforme estudos feitos pelo Semob nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, no horário de pico registrou-se a passagem de mais de 2 mil veículos com a ocorrência de mais de 100 acidentes por mês em pontos de conflito, sobretudo nos cruzamentos da Senador Metelo, Thogo da Silva Pereira e Dom Bosco.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, os sistemas binários promovem uma melhor distribuição do trânsito da cidade estruturando o sistema viário local, melhorando a fluidez do trânsito, na medida em que elimina muitas das conversões conflitantes, aumentando, assim, a segurança dos pedestres. “A transformação de uma via em sentido de operação em mão única é um dos recursos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez de importantes vias centrais, de modo que duas vias passem a operar com sentidos de direção alternados”.
Segundo o secretário, estas vias (São Sebastião e Ipiranga) tem um perfil de uso misto com ligeira preponderância do uso comercial na Avenida Ipiranga. Esta configuração confere uma forma de utilização que demanda estacionamento para os usuários do comércio lindeiro que precisa acessar os pontos de venda e com isto acabam gerando um enorme conflito com os veículos que precisam continuar ininterruptamente o seu curso.
Para Thiago França, isso tem gerado situações de redução da capacidade de fluidez, insegurança e desconforto aos usuários. Contribui, ainda, para o esvaziamento das áreas centrais e evasão dos consumidores para os centros comerciais, causando prejuízos para toda a sociedade. “As pessoas passam a procurar outros estabelecimentos para se livrar do transtorno de não ter onde parar de forma ordenada sem se expor a risco e expor a terceiros o mesmo tipo de risco”.