A Secretaria Estadual de Licitação (Secitec) reabriu a concorrência pública que visa selecionar uma empresa para construção do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande. O edital de licitação, lançado em novembro do ano passado, acabou impugnado e, no mês seguinte, foi suspenso para readequação. Agora, as propostas serão recebidas no dia 23 de fevereiro.
Com uma área de 16 hectares, localizada em Várzea Grande, o início das obras estava previsto ainda para o primeiro bimestre de 2018. Com a mudança no edital, não está confirmado se esta data será mantida. A intenção da Secitec era inaugurar a obra ainda este ano.
Segundo a secretaria, o layout do centro é baseado no conceito de construções por containers, “uma tendência que otimiza os investimentos com conforto e modernidade. A estrutura modulada permite a gestão de espaços de forma eficiente de acordo com necessidade”.
O projeto inicial estava orçado R$ 14 milhões e durante o primeiro semestre de 2017, após uma reavaliação do plano diretor, foi otimizado e o valor de R$ 8 milhões permitiu que as ações retomassem caminho para o início das obras. A obra terá recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). O parque tem a expectativa de movimentar de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto contempla três módulos de funcionamento: parque tecnológico (espaço para o desenvolvimento de inovação pelas empresas), parque de serviços (focado na promoção de serviços para empresas, industrias e comunidades) e parque científico (espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de P&D).