Foi inaugurada ontem, no bairro Alto da Colina, a Casa apoio “Lar dos Girassóis” que passa a abrigar de forma temporária crianças e adolescentes em situações de risco encaminhadas pela Justiça e não menores infratores. O objetivo é proteger crianças e adolescentes que são agredidas pelos familiares ou que vivem em situação de risco social.
A permanência na Casa Abrigo é temporária. Até então o município não contava com um espaço para tal. O imóvel foi alugado pela prefeitura que será responsável também pela manutenção da estrutura e pela contratação dos funcionários. A casa tem três quartos, sala, cozinha, área de lazer com piscina, capacidade para abrigar sete menores, além do responsável.
De acordo com o juíz da Comarca de Nova Mutum, Gabriel da Silveira Matos, desde que foi instalada a comarca em dezembro de 2004, o judiciário identificou a necessidade da criação do abrigo. “Bom seria se não tivéssemos que nos preocupar com esse tipo de problema, mas infelizmente temos muitos casos graves, por isso a casa de abrigo no município é muito importante”, disse o juiz.
O prefeito Adriano Pivetta afirmou que se sente honrado em inaugurar a casa de apoio, uma vez que ela atenderá as crianças que são abandonas, e que vivem em situação de risco em função da violência e das injustiças sociais que existem no nosso país. O prefeito ainda ressaltou que a intenção é de que no ano que vem a Prefeitura Municipal construa a sede própria do abrigo para os menores.
Segundo a primeira dama, e Secretária de Ação e Promoção Social, Marinês Cavalin Pivetta, na semana passada foram concluídas as obras de manutenção da casa. Em campanha realizada na primeira quinzena deste mês foram arrecadados móveis para o abrigo. Agora estão sendo arrecadados utensílios domésticos. “Vamos precisar do auxilio de toda comunidade”, disse Marinês. As doações podem ser informadas através do telefone 3308-2283, na Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social.