A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, divulgou uma nota oficial pela qual afirma que ouviu, na manhã de terça-feira (21), as reivindicações do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.
De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel José Antônio Gomes Chaves, aguarda-se o protocolo dos pedidos para que Secretaria de Estado, juntamente com os agentes penitenciários, possam negociar e resolver tais reivindicações, dentro do diálogo e das possibilidades do Estado.
A secretaria ressalta que o governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, nos 6 meses em curso da atual gestão, tem atendido, na medida do possível, as demandas reivindicadas pela categoria, investindo no Sistema Penitenciário, inclusive com o aumento salarial para os agentes penitenciários.
Em relação à paralisação dos agentes penitenciários, a administração do Sistema Penitenciário informou que reforçou a segurança das unidades prisionais com a presença da Polícia Militar. Conforme o secretário adjunto de Administração Penitenciária, José Antônio Gomes Chaves, a situação está sob controle, com a alimentação servida normalmente e também atendidas as situações de emergências.