A secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reforçou para usuários atualizarem o CadÚnico. O aplicativo é voltado à população brasileira em situação de vulnerabilidade social. Fazem parte do cadastro as famílias de baixa renda que recebem até meio salário-mínimo por pessoa ou que ganham até três salários-mínimos como renda familiar mensal. Atualmente, o município possui 2,3 mil famílias que recebem o auxílio.
“A partir do mês de junho, por determinação do governo Federal, o Auxílio Brasil deixa de existir e o Bolsa Família volta. Com o retorno deste benefício, uma das mudanças será no perfil de renda do beneficiário. Por isso a importância de quem necessita receber esse apoio financeiro, não só o Bolsa Família, mas como outros serviços, comparecer ao CadÚnico para atualizar a situação de renda, moradia, entre outros requisitos”, explicou o coordenador da unidade em Lucas do Rio Verde, Raphael Piccinato.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reforça que os beneficiários do Auxílio Brasil permanecerão no Bolsa Família. “Existe uma série de procedimentos de análises que estão ocorrendo para retirar cadastros irregulares. Mas as famílias que já recebem pelo Auxílio Brasil e estão regulares com os cadastros, permanecerão com o benefício Bolsa Família normalmente”, frisou.
O sistema do Cadastro Único está passando por revisão em todo o país. Um dos propósitos é verificar se os beneficiários do Bolsa Família e outros programas realmente se encaixam nas respectivas regras de elegibilidade.