PUBLICIDADE

Secretaria mapeia áreas de risco em quatro cidades de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Cidades (Secid) está realizando o mapeamento de áreas de risco em quatro municípios com veículo aéreo não tripulado. Porto Espiridião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda foram escolhidos em função das enchentes e Juara por causa de uma forte enxurrada. A ação faz parte do Acordo de Resultados firmado pela Defesa Civil para este ano. O critério de seleção dos municípios foi a proporção de desastres naturais (enchentes e estiagem) ocorridos nos anos de 2015/2016.

A partir deste estudo, é possível elaborar uma carta com indicações por meio de cores das áreas de risco. Com isso, elabora-se um plano de contingência para cada risco, como explica o coordenador de Mapeamento de Áreas de Risco da Defesa Civil, Sargento BM José Bruno. “Auxiliamos os municípios no processo de construção do plano de contingência. E também na instalação de plataforma de coleta de dados para monitoramento climático. Assim podemos antecipar os alertas e prevenir”.

Além destes municípios, a Defesa Civil também irá mapear outros até o final do ano, com o objetivo de realizar a atualização de dados já existentes no banco de dados.

É a técnica que permite o mapeamento de grandes áreas a partir de fotografias aéreas verticais. O robô voador é teleguiado por meio do sistema GPS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher morre ao cair de carroceria de caminhão em Mato Grosso

Edileuza de Carvalho Souza, de 47 anos, faleceu após...

Sorriso: motorista embriagado capota caminhonete

A caminhonete (modelo não identificado) capotou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE