A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos seleciona no próximo dia 16, a empresa responsável por pelo menos duas obras o presídio Osvaldo Florentino Leite, o Ferrugem, em Sinop. O aviso de concorrência, divulgado, ontem, aponta para a reforma da instalação elétrica e ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Os valores dos investimentos são conhecidos apenas com as aberturas do envelopes, oportunidade também em que é apresentado o cronograma dos trabalhos.
O presídio foi inaugurado em 2006, no bairro Alto da Glória, com recursos do governo Federal e Estadual, e o terreno doado pela prefeitura. O prédio de 9 mil metros quadrados terá 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 9 para isolamento. Também possui quadras de esportes, salas para aula, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa.
A unidade tem capacidade para pouco mais de 300 detentos, de toda região. No entanto, esta número já chegaria a aproximadamente 700. Parte dos detentos avaliados por uma comissão interdisciplinar foi selecionada para trabalhar e tem dias das penas descontados. Alguns deles atuam nas obras da rede de esgoto da cidade.