Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento “Amigos do Trânsito’ promovido pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STU) da Prefeitura de Sinop, ontem à noite. O evento que homenageou 60 pessoas que representaram os 560 que receberão o certificado, começou com a apresentação de uma peça, encenada pelo Grupo de Teatro do Colégio CAD.
Na peça, personagens testemunharam seus próprios acidentes, e por conta de descuidos, como dirigir alcoolizado, por exemplo, morreram. “Assim como este teatro, muitos de nós podemos estar traçando nossos destinos ao sermos descuidados no trânsito”, declarou Raimundo Hedvaldo Costa, titular da STU, que fez um breve histórico da Secretaria e dos números relacionados a acidentes ocorridos em Sinop.
Nesta mesma linha, o prefeito Nilson Leitão lembrou das várias avanços que, ao longo destes sete anos de administração, o trânsito obteve, desde a sua implantação, ocorrida em 2002. “Construímos rotatórias, melhoramos a sinalização, conscientizamos, tentamos fazer com que nosso trânsito seja cada dia mais humano e conseguimos reduzir o número de acidentes em nossa Cidade”, contou Leitão.
Paralelamente a este trabalho, vem a mudança de hábitos, que para o prefeito, é um dos maiores desafios da equipe que faz a gestão na Secretaria de Trânsito de Sinop. “Vemos que, por mais adequações que fizemos nas diversas áreas desta Administração, encontramos relações muito claras de amor e ódio entre nosso trabalho e a população. Assim como vemos esta relação se estabelecer na Saúde, o Trânsito também não foge à regra. Quantas vezes recebi reclamações por causa da ação de um agente que multou um condutor por não estar usando cinto de segurança?”, contou o prefeito.
Para ele, a mudança deve acontecer no condutor, para que este comportamento de reflita no trânsito. “Apenas assim conseguiremos melhorar. Ser um “Amigo do Trânsito” é uma “profissão de fé”. Parabéns a todos que foram homenageados. Será a partir de vocês que conseguiremos uma Cidade mais tranqüila, mais segura”, finalizou Nilson Leitão.