A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e o Ministério do Turismo realizam ações de fiscalização e orientação com guias turísticos sobre a obrigatoriedade do registro no Cadastur para exercer a atividade profissional. As ações ocorrem entre os dias 18 e 20 de outubro, nos municípios de Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães.
As primeiras fiscalizações ocorreram na área de desembarque do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e na Rodovia Transpantaneira, em Poconé, com apoio das secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo.
“Precisamos vir até o local, monitorar e entender o que está acontecendo. Nossa fiscalização tem, inicialmente, o objetivo de orientar e mostrar aos guias, pousadeiros e agências a obrigatoriedade do cadastro e a necessidade de contratar profissionais regulamentados, qualificados para exercer a atividade. Desta forma, o turista terá uma experiência boa e segura, garantindo que ele volte ou indique o destino. Essa ação é uma semente inicial”, disse a coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Daniela Henriques Saraiva, através da assessoria.
Hoje, as fiscalizações seguiram em Chapada dos Guimarães, no período da manhã, e continuaram em Nobres, no período vespertino. Nesta sexta-feira, as ações encerram com uma reunião entre o Ministério do Turismo e os guias locais, na sede da secretaria Adjunta de Turismo.