Mais de três mil crianças e adolescentes fazem parte das atividades culturais, artísticas e esportivas do programa Rede Cidadã, uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para beneficiar crianças em vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino.
Somente em Cuiabá, cerca de 1.300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos fazem parte do programa. Outros 1.780 meninos e meninas integram o programa nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Nova Olímpia.
Ontem, o secretário Rogers Jarbas visitou a sede do programa social, no bairro Planalto. Segundo ele, o objetivo é levar o trabalho a outros municípios. “Saio daqui muito feliz. Algo que devemos investir cada vez mais é na prevenção”.
A coordenadora do projeto, coronel PM Zózima Dias dos Santos, destacou que a presença do secretário é extremamente importante. “O nosso gestor entendeu a linguagem do Rede Cidadã. O propósito é cada vez mais fortalecer as políticas de Segurança Pública”.
Durante a visita, cerca de 40 alunos faziam aulas de xadrez e pintura em tela. Uma das alunas, Kailany Fagundes de Freitas, 13 anos, estudante da 8º série e moradora do bairro Planalto, pintava um pássaro. “Gosto muito da natureza. E essa é minha inspiração. Gosto muito de participar do projeto”.
A professora de pintura, Jailce Rodrigues, enfatizou que inicialmente, o aluno faz desenhos em folhas e depois do aprendizado de algumas técnicas, o trabalho é realizado nas telas. “Cada aluno usa a sua criatividade. Aqui ensinamos as etapas do desenho, coordenação, cores, posição do pincel e demais dicas”.
Voluntária do projeto, a campeã brasileira de Xadrez, Amanda Borges Matos, 14 anos, aproveita o período de férias escolares para ensinar outras crianças. “Tenho vindo e ficado o dia todo ensinando o jogo para as crianças. Desde que conheci o projeto gostei muito. Vou continuar ensinando”.