PUBLICIDADE

Secretaria estadual promove encontro de controle de infecção em UTI

PUBLICIDADE

Lavar as mãos é a medida mais simples, efetiva e menos dispendiosa para evitar a infecção hospitalar. Este foi um dos assuntos abordados durante o encontro com controladores de infecções dos hospitais com leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Estado. Realizado, hoje, na Escola de Governo, o encontro reuniu representantes de 22 dos 28 hospitais que o estado possui neste perfil, entre médicos e enfermeiros.

Durante todo dia, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências e participar de discussões, abordando outros temas como as notificações das infecções hospitalares, novos projetos e assuntos relativos ao controle de infecção.

Para a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção da SES, Rosangela de Oliveira, o objetivo é garantir atendimento adequado aos pacientes e possibilitar a troca de informações na rotina de trabalho entre os funcionários dos hospitais.

“O encontro é um momento ideal para reunirmos os profissionais que atuam na linha de frente dos serviços de saúde, que oferecem assistência de alta complexidade no estado. Eles precisam estar atualizados e sensibilizados para contribuírem com a prevenção e o controle efetivo das infecções hospitalares”, explica Rosangela.

Ela ainda acrescenta que a ideia é aprimorar a qualidade da busca, processamento e análise de indicadores de infecção para enriquecer o planejamento de ações futuras na assistência a pacientes de UTI. “Este encontro prioriza profissionais de hospitais que prestam assistência de média e alta complexidade, sempre visando à melhoria na qualidade aos cidadãos que necessitam de internação”.

O coordenador de Vigilância Sanitária da SES, Emerson Francisco de Araujo, destaca a importância de adotar medidas simples e eficazes como a higienização correta das mãos e a importância da prática. "Precisamos aumentar a conscientização de todos sobre os benefícios da higienização correta das mãos, tais como evitar a propagação de doenças e prevenir e reduzir infecções. Desta forma, promovemos a segurança dos pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde", declara Emerson.

Ainda na ocasião, foi abordado o sistema de notificação implantado no estado para atender as orientações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Sistema Nacional de Informação para o Controle de Infecções em Serviços de Saúde (SINAIS). Por fim, foi apresentada a necessidade da realização da 8ª Oficina de Orientação as Notificações de Infecções Hospitalares, ainda sem data e local definido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura vai fortalecer patrulhamento em Sorriso com novos veículos à guarda

A administração pública iniciou os trâmites de pregão eletrônico,...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 294,6 mil na Mega-Sena

O apostador de Canarana (644 km de Cuiabá) acertou,...

Dois carros caem em vala de escoamento após colisão em Sinop

O acidente envolvendo VW Voyage prata e Nissan Sentra...
PUBLICIDADE