A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio das superintendências de Politicas de Igualdade Racial (Supir) e de Políticas para Mulheres (SEPM), desenvolveu uma série de ações nas comunidades quilombolas do município de Barra do Bugres.
De acordo com os gestores das superintendências, foram priorizadas as comunidades que se encontram distantes da zona urbana, e a elas foram ofertados serviços e orientações. A Superintendência de Políticas para as Mulheres objetiva criar, promover, coordenar e acompanhar ações públicas visando o cumprimento de convênios, parcerias e convenções atinentes à qualidade de vida da mulher mato-grossense.
“Temos a missão de formular, executar, monitorar, avaliar e articular políticas públicas que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres sob a perspectiva de gênero, classe, raça e etnia, promovendo sua transversalidade nos órgãos públicos estaduais e a participação da sociedade civil organizada”, explica a gestora do setor, Isabel Silveira.
Já a Supir, coordena e acompanha as políticas do governo para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, assim como realiza a implementação da legislação de ações e definição de ações públicas que visam o cumprimento dos acordos, convenções, parcerias e convênios.
“Nosso propósito é desenvolver projetos e ações de inclusão e integração das comunidades tradicionais, grupos e instituições culturais afro-brasileiras, e também indígenas e ciganas, articulando a formulação e execução de políticas públicas capazes de empreender o desenvolvimento sustentável, a garantia de direitos e a promoção da igualdade racial”, conclui o superintendente Antônio Santana da Silva.