A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) lança, esta manhã, o aplicativo Prepara Mais, que compreende em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, além de também ser voltado para cidadãos que tenham objetivo de ampliar a competência educacional. O evento será realizado na sede do Ganha Tempo de Cuiabá, a partir das 9h.
O projeto, que tem como foco cidadãos cadastrados no Cadúnico, foi pauta de reunião entre o governador Pedro Taques e o secretário Valdiney Arruda, ontem à tarde, que também abordou demais ações em desenvolvimento na Setas.
O Prepara Mais, que foi elaborado para dispositivos móveis (celular/tablet) e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contribuirá para a inclusão social do cidadão por meio do oferecimento de uma plataforma de aprendizagem em um ambiente virtual. O novo aplicativo, que já estará disponível nesta terça-feira, contará com 131 videoaulas, 400 exercícios comentados e cerca de 500 páginas de livro digital que interpretam as habilidades e competências do Enem/Vestibulares, relacionando-as às diversas matérias e a questões de provas aplicadas nos últimos cinco exames.
Já na próxima terça-feira (14), será realizado o lançamento do SOS Criança, aplicativo que será utilizado para denúncias de trabalho infantil e outras formas de violação dos direitos da criança e do adolescente. O item, que já recebeu menção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), poderá ser baixado tanto em dispositivos móveis Android e IOS. As denúncias, que poderão ser anônimas ou não, deverão conter informações básicas, como a narrativa da situação, horário, localização, ponto de referência, detalhes sobre a criança e o ambiente onde o fato ocorreu.
Dentre os tipos de violação que poderão ser denunciados estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente, além de violência psicológica. As notificações poderão também ser enviadas e acompanhadas por instituições que formam a rede de proteção, como Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretarias de Trabalho e Assistência Social e demais conselhos de proteção à criança e ao adolescente.
Para o secretário da Setas, Valdiney Arruda, os aplicativos resultam em benefícios para a população e ampliam as melhorias voltadas às políticas sociais em Mato Grosso. O SOS Criança também conta com a participação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), do qual Valdiney Arruda é secretário executivo.
No dia 1º de julho, a Secretaria inaugura o novo posto de recebimento de produtos alimentares, em Tapurah. O local, que também contará com uma unidade de restaurante comunitário, foi construído para que o trabalho desenvolvido no local ampliasse o processo de integração entre as ações do Estado e município.
Na área de lazer, a Setas também está trabalhando para apresentar, ainda neste mês, o projeto Esporte e Cidadania, que compreende ações de inclusão socioesportiva. A proposta visa aprimorar o desenvolvimento de atletas de alta performance, como também de cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade, além da população indígena.
Há ainda um projeto que irá beneficiar as populações indígenas de Mato Grosso, que compreende no cadastramento de índios que não se encontram em situação de sub-registro civil. A proposta, que será iniciada ainda este ano, tem o objetivo de zerar os índices no Estado.
Arruda também falou, durante a reunião com o governador, sobre o programa Microcrédito Social e ainda do projeto Bem Acolher, que compreende melhorias para o acolhimento de crianças e adolescentes de Mato Grosso.