Toda a equipe de gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) assinou o acordo de resultados pactuado pela secretária Ana Luiza Peterlini com o governador Pedro Taques, durante o lançamento do programa ‘Transforma Mato Grosso’. O documento traz 29 ações prioritárias, contendo 85 medidas, para aplicação até dezembro de 2015 pelo órgão ambiental.
O acordo interno, assinado esta manhã, no gabinete da Sema, define algumas obrigações dos superintendentes, coordenadores e chefes de alguns núcleos prioritários, com a secretária de Estado e os três secretários adjuntos, que incluem: acompanhar a execução do acordo de resultados, garantir o provimento dos recursos à execução, providenciar a divulgação interna e externa, zelar pela pertinência, desafio e realismo dos compromissos pactuados e ainda garantir presença e participação nas reuniões de acompanhamento.
Para a secretária Ana Luiza, este é um desdobramento natural e importante do projeto do governo do Estado, pois busca envolver os profissionais que estão à frente das metas planejadas. Além disso, ela enfatiza que essa é uma equipe coesa, engajada, composta 100% de servidores de carreira que tem interesse nas transformações positivas planejadas para a instituição. “Nossa proposta é audaciosa, mas real, buscamos tirar a secretaria de uma fase ‘arcaica’ para outra totalmente moderna, evoluída, mas, isso requer trabalho conjunto para enfrentar os desafios”.
A superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, que é servidora da Sema há cerca de 20 anos, afirma que a expectativa pelas mudanças é muito grande, mesmo que as sementes plantadas hoje não sejam colhidas por ela ou outros funcionários que estão perto de se aposentar. “Várias brigas já foram travadas ao longo de todos esses anos, felizmente temos hoje uma cesta de oportunidades em que alguns frutos já iremos colher, o desejo da equipe é de que tudo realmente aconteça, de reforçar nosso compromisso, motivação e oportunidades”.
Na avaliação da superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Eliani Fachim, é muito satisfatório trabalhar com uma nova leva de servidores mais jovens integrados, motivados e que representam o futuro da Sema. “Nossa equipe está muito comprometida, todos participaram da construção do PPA (plano plurianual), conhecem as demandas que não são novas, e estão ansiosos para que tudo possa ser de fato executado com a agilidade e a qualidade que nos propusemos a fazer”.