A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) entregou, esta manhã, a duplicação da estrada da Guarita, em Várzea Grande. A via, que também fazia parte do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, deveria ter sido finalizada ainda no ano de 2013, conforme cronograma previsto pela antiga gestão.
Com 8,4 quilômetros de extensão, a duplicação compreende o trecho entre a avenida Ulisses Pompeu de Campos ao Distrito da Passagem da Conceição, contemplando os bairros Guarita I e II. Além disso, a via contribui para o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari, como também para o tráfego em direção à região central de Várzea Grande.
As intervenções para duplicação da via tiveram início em março de 2012 e tinham prazo de conclusão de 300 dias. A obra, que teve custo total de R$ 33,4 milhões, conta também com ciclo faixa sinalizada que contribuirá para a segurança dos ciclistas que utilizam a rota diariamente.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, para que a obra fosse concluída regularmente, novos cronogramas físico e financeiro foram repactuados entre o Estado e a construtora Agrienge, responsável pela execução da via. A entrega da duplicação reflete ainda o compromisso do governo Pedro Taques com a população no que se refere a manter a qualidade dos serviços públicos prestados e entrega de obras 100% conclusas.
O contrato referente à Estrada da Guarita também faz parte dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) assinados entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) no mês de outubro. Até o momento, oito documentos foram formalizados e outros 16 TAGs serão assinados ainda no mês de dezembro.